terça-feira, 22 de maio de 2012

Monitoramento e fiscalização do Corpo de Bombeiros garantem tranquilidade à população de Montes Claros


O 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Montes Claros, no Norte de Minas continua, nesta segunda-feira (21), os trabalhos de monitoramento e fiscalização das áreas atingidas pelos tremores de terra, no último sábado (19). Com a situação sob controle, a partir de agora, as vistorias serão realizadas sob demanda da população, após uma triagem da equipe de bombeiros do Batalhão.O primeiro tremor foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), às 10h30, e marcou 4,2 graus na escala Richter. Já o segundo aconteceu às 13h, com 3,0 graus na escala. Foram registrados também outros tremores secundários às 11h50, 13h30 e 14h30.

Cerca de 50 bombeiros em conjunto com agentes da Defesa Civil Municipal atuaram durante todo o final de semana, totalizando mais de 24 horas de trabalho, com o objetivo de levar tranquilidade à população. “A nossa atuação foi bastante ágil e conseguimos dar uma pronta resposta às ocorrências. Todos os homens que estavam de folga foram empenhados, além dos que já estavam de serviço, para garantir a rapidez em todos os atendimentos”, garante o Tenente Dílson Veloso, assessor de comunicação do 7ºBatalhão.

O oficial conta que no início, a população ficou bastante apreensiva o que gerou um volume muito grande de ligações para a Central 193. “Recebemos 395 chamadas de pessoas preocupadas com a situação mas, essa situação era minimizada quando os moradores percebiam que havia um trabalho efetivo feito pelos órgãos responsáveis.”

As equipes realizaram um total de 60 vistorias, nos dois dias. Os tremores deixaram um saldo de 18 pessoas desalojadas e 10 desabrigadas mas nenhuma vítima ferida gravemente. Seis casas foram interditadas totalmente e duas parcialmente. A Defesa Civil Municipal disponibilizou um abrigo para receber essas pessoas, mas, até agora, não há nenhum morador neste local. Ainda de acordo com o Tenente, está sendo elaborado, em conjunto com a Defesa Civil Municipal, um plano de trabalho para a continuidade das ações de fiscalização e monitoramento de riscos em residências com o objetivo de dar suporte às famílias afetadas. “A população pode ficar tranquila pois estamos tecnicamente capacitados para dar a resposta necessária.", afirma.
Posto de Comando


Para proporcionar um melhor atendimento à população e garantir agilidade nas informações sobre os trabalhos das equipes de vistorias, um Posto de Comando de Operações formado por militares do Comando Operacional de Bombeiros, em Belo Horizonte, e agentes da Defesa Civil foi montado na sede do 7ºBatalhão. Um helicóptero da Secretaria de Estado de Meio Ambiente apoiou a ação. A estrutura foi desativada e as equipes de apoio retornaram a Belo Horizonte mas o Batalhão e a Defesa Civil Municipal continuam a realizar o acompanhamento das ocorrências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário